Livros de Dança

              Livros de Dança


 

 Contos do Balé


Em 'Contos do Balé', a beleza do espetáculo se transforma em cativantes narrativas sobre amores, traições ardilosas, com doses de humor e uma pitada de magia. A crítica e bailarina Inês Bogéa reconta cinco das principais coreografias do repertório clássico: A menina mal olhada, Petrouchka, Giselle, O lago dos cisnes e Coppélia - a menina dos olhos de esmalte. 
O livro traz informações sobre a origem das coreografias, curiosidades sobre as primeiras apresentações nas cortes e sobre os artistas que revolucionaram a dança. O capítulo 'A dança na história' é dedicado aos recursos que acompanharam as transformações do balé clássico, através das soluções que os engenheiros de palco e figurinistas criaram para as apresentações. 
A edição inclui ainda mini-biografias de grandes artistas como Anna Pavlova, Vaslav Nijinsky, Margot Fonteyn, Rudolf Nureiev, Márcia Haydée e Mikhail Baryshnikov, além de delicadas ilustrações de grandes montagens, bailarinos, cenários e coreógrafos.


                           

 Condicionamento Físico Para Dança - 

                      Técnicas Para a Otimização Em Todos Os Estilos






Esta obra tem como objetivo o aperfeiçoamento da técnica e do desempenho em todos os estilos de dança, por meio do fortalecimento do centro do corpo (core) e da ênfase na coordenação, no equilíbrio, no alinhamento e na flexibilidade. 
As técnicas inovadoras e comprovadas deste livro, que ensinam a trabalhar os músculos por meio de movimentos semelhantes aos empregados na dança e a incorporar o poder da mente no treinamento, irão ajudá-lo a expressar todo o seu potencial físico e artístico à medida que proporcionarão:
- fortalecimento dos músculos utilizados na dança, por meio de exercícios com faixas elásticas;
- melhora do equilíbrio e liberação da tensão por meio de divertidos execícios com bolas;
- desenvolvimento de potência nas pernas e no tronco, que se refletirá em saltos mais altos e piruetas mais centradas;
- pliés mais profundos, extensões e rotações externas aprimoradas e maior elevação de pernas sem aplicar tensão;
- aumento da flexibilidade por meio de toque, consciência de movimento e imagens mentais.



Ana Botafogo : Na Ponta dos Pés



Impressões sobre a dança e também sobre a vida. O cotidiano de uma bailarina, os sonhos, os amores, as esperanças e os medos. A trajetória profissional que se mescla com a pessoal. Todos esses elementos estão presentes em 'Ana Botafogo: Na Ponta dos Pés', baseado em entrevistas para a jornalista Leda Nagle e para a bailarina, coreógrafa e ex-diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Dalal Achcar.
A publicação possibilita o conhecimento do percurso de Ana Botafogo, o conjunto de circunstâncias que contribuíram para sua formação e permitiram o surgimento de uma das principais bailarinas brasileiras reconhecida internacionalmente. Revela um lado da vida pessoal e profissional que o público não conhece, tornando a obra interessante não só para os amantes da dança, mas para o público em geral.
O livro trata de momentos importantes da vida de Ana Botafogo, seu début internacional, sua entrada para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeira bailarina, suas apresentações que tiveram mais êxito e seus balés prediletos. A bailarina enfatiza a importância do planejamento e do eterno aprendizado para o reconhecimento profissional e aponta possíveis fatores que a conduziram a uma posição de destaque. 
Ana Botafogo fala da importância de se trabalhar numa companhia de balé, onde há outras pessoas com quem dividir o dia-a-dia de trabalho, pois para ela a dança é uma profissão que estimula o egoísmo. 'Senão ficamos só no eu, só preocupados conosco, com nosso físico, com nosso aperfeiçoamento'. Conta também a importância que a família e os amigos têm em sua vida. Acompanha a publicação um CD com músicas inéditas e orientações de Ana Botafogo para os interessados em praticar balé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário